Terapêutica anti-VEGF no melanoma da coroideia: a propósito de um caso clínico

Autores: 

Marta Vila Franca, Miguel Amaro, Tiago Silva, João Nascimento, João Cabral, António Castanheira-Dinis

Resumo: 
     Introdução e Objectivos: Os autores descrevem um caso clínico de melanoma da coroideia tratado paliativamente com injecções múltiplas de anti-VEGF.
     Material e Métodos: Doente do sexo masculino, 38 anos, apresentado em OE diminuição da AV (<1/10) em consequência de lesão pigmentada com características clínicas e imagiológicas (Angio e Ecografia) muito sugestivas de melanoma. Pela localização macular e justa-papilar não tinha indicação para termoterapia transpupilar, braquiterapia ou radioterapia com feixe de protões. A angiografia e o OCT mostravam edema macular profuso por neovascularização sub-retiniana. Após consentimento informado optou-se por tratamento com anti-VEGF.
     Resultados: Realizou 3 tratamentos de anti-VEGF por edema recorrente, com consequente diminuição da AV. Actualmente apresenta um follow-up de 1 ano com AV 10/20 com espessura central de fóvea de 383. Sem sinais de metastização.
     Conclusão: A terapêutica com anti-VEGF mostrou-se eficaz na redução do edema macular, com melhoria da AV, associado ao melanoma da coroideia.

 

Apresentado: 
no 51º Congresso Português de Oftalmologia, no Porto, Dezembro de 2008