Autores:
B. Feijóo, S. Gonçalves, J. Ocaña, J. Cabral, S. Teixeira e I. Prieto
Resumo:
Introdução: O sarcoma de Kaposi e uma neoplasia vascular multicêntrica que afecta a pele, membranas mucosas, órgãos internos e linfáticos, sendo a neoplasia mais frequente na SIDA, e encontrando-se em 15 a 30% destes doentes. Em 20% a 24% dos casos existe envolvimento oftalmológico, e em 4 a 16% dos doentes, as lesões palpebrais ou conjuntivais são a primeira, e às vezes única, manifestação da doença.
Material e métodos: São apresentados 2 casos clínicos em que o aparecimento de uma lesão conjuntival motivou a ida ao serviço de urgência, e em que a hipótese diagnostica inicial foi hemorragia subconjuntival. São apresentadas as observações iniciais dos doentes, as avaliações oftalmológica e analítica e os resultados histológicos posteriores.
Resultados: Num dos doentes foi efectuada biópsia excisional da lesão da conjuntiva e no segundo doente, por apresentar lesões disseminados, fez-se biopsia cutânea. Em ambos os casos as lesões oculares conduziram ao diagnostico de infecção a VIH.
Conclusões: Apesar de se tratarem de lesões raras, os oftalmologistas não deverão excluir a possibilidade de sarcoma de Kaposi quando confrontados com lesões palpebrais e/ou conjuntivais suspeitas, já que este pode ser confundido com hemorragia subconjuntival, entre outros diagnósticos diferenciais.
Apresentado:
no XLVII Congresso Português de Oftalmologia, em Viseu, Dezembro de 2004