Autores:
I. Prieto, J. Cabral, S. Pinto, B. Feijóo, M. Ferreira, S. Teixeira
Resumo:
Objectivos: Melhorar a reabilitação visual de crianças submetidas a cirurgia de catarata.
Métodos: Em crianças, com idades entre os 8 e os 14 anos, com cataratas congénitas ou patológicas, efectuou-se liquefacção nuclear com Aqualase, remoção do córtex e polimento capsular, utilizando sempre a mesma peça de mão. Em todos os casos foi realizada capsulotomia posterior primária seguida de vitrectomia anterior, quando necessário. Posteriormente, foi implantada no saco uma lente intra-ocular multifocal Acrysof ReSTOR com o objectivo de atingir a emetropia. Os autores apresentam em vídeo a técnica cirúrgica utilizada.
Resultados: Não ocorreram complicações intra-operatórias. No pós-operatório imediato verificou-se uma resposta inflamatória mínima e os doentes apresentaram uma acuidade visual sem correcção, para longe e perto, satisfatória.
Conclusões: A liquefacção com Aqualase possibilita uma extracção de cristalino mais segura, e menos agressiva, nestes casos de cataratas pouco densas, facilitando também a remoção do córtex. A implantação de uma LIO multifocal reduz a dependência de óculos em crianças. Deste modo, os autores acreditam que esta abordagem é uma boa opção para melhorar a reabilitação visual em crianças com catarata.
Apresentado:
► no XLVIII Congresso Português de Oftalmologia, em Cascais, Dezembro de 2005, onde foi vencedor da 1ª Menção Honrosa SPO – Melhor vídeo
Apresentado2:
► no III Congreso ALACCSA del Cono Sur, em Buenos Aires, Argentina, Setembro de 2006
Publicado:
na Revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Vol. XXXII, n.º 1, pág 1-6, Janeiro-Março de 2008
Artigo pdf: