Um caso de pilomatrixoma supra-ciliar

Autores: 

Filipe Silva, Samuel Alves, Cristina Vendrell, Mara Ferreira, João Cabral

Resumo: 
     Introdução: O pilomatrixoma, também chamado pilomatricoma ou epitelioma calcificante de Malherbe, consiste num tumor cutâneo benigno com origem em células germinais dos folículos pilosos. Trata-se de um tumor raro, que surge principalmente em crianças ou adultos jovens, podendo também aparecer em idades mais tardias, afectando mais frequentemente as mulheres. Manifesta-se por um nódulo profundo e de consistência firme, ocorrendo predominantemente na face e pescoço, podendo raramente surgir nas pálpebras, couro cabeludo ou membros superiores. Histologicamente consiste em ilhéus irregulares de células epiteliais, com basófilos em redor destes aglomerados e muitas vezes associados a calcificação. O tratamento, quando necessário, é cirúrgico.
     Caso clínico: Mulher de 56 anos, caucasóide, recorre ao Serviço de Urgência por nódulo supra-ciliar esquerdo com cerca de 2 meses de evolução, com 2 centímetros de maior eixo, doloroso à palpação, aderente aos planos superficiais e móvel em relação aos planos profundos. Foi submetida a excisão da lesão, com remoção completa da mesma. O exame histológico revelou tratar-se de um pilomatrixoma.
     Conclusão: O pilomatrixoma, apesar de benigno, deve ser excisado não só pelo defeito estético que provoca mas também por poder sofrer um aumento considerável das suas dimensões.

 

Apresentado: 
no 51º Congresso Português de Oftalmologia, no Porto, Dezembro de 2008
Poster: