Autores:
Bernardo Feijóo, Isabel Prieto, João Cabral, Mara Ferreira
Resumo:
Objectivo: A subluxação congénita do cristalino, ou ectopia lentis, é uma condição congénita progressiva cm que o cristalino está deslocado por enfraquecimento do complexo zonular. A abordagem cirúrgica desta condição é controversa relativamente à técnica a ser empregue e altura ideal de realização. Os autores descrevem a sua experiência cirúrgica.
Material e Métodos: Foram operados 15 olhos de 8 doentes, com idades entre os 3 e 25 anos, preferencialmente com preservação do saco capsular. Nos casos em que tal não foi possível fez-se o implante de uma lente intra-ocular (LIO) de fixação cscleral ou de câmara anterior.
Resultados: Em todos os casos assistiu-se a uma melhoria da melhor acuidade visual corrigida (MAVC). Não houve complicações significativas no período pós-operatório imediato. Três casos tiveram de ser reoperados: troca de LIO por shift miópico, subluxação do complexo saco/LIO e descentramento de LIO de fixação escleral.
Conclusão: A preservação do saco capsular deve ser uma hipótese considerada na abordagem cirúrgica destes casos complexos de subluxação congénita do cristalino. Quando tal não é possível, o implante de uma LIO de câmara anterior de fixação na íris pode ser uma boa alternativa.
Publicado:
na Revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Vol. XXXII, n.º 1, pág 7-13, Janeiro-Março de 2008
Artigo pdf: