Anéis de Tensão Capsular com Diafragma na Cirurgia da Catarata em Aniridia

Autores: 

Paulo Kaku, João Cabral, Graça Pires, Isabel Prieto, F. E. Esperancinha

Resumo: 
     Os autores  apresentam um caso de um doente do sexo masculino de 36 anos de idade com um quadro bilateral de aniridia e nistagmo congénitos, catarata, glare e diminuição mar­cada da acuidade visual (Vc/c OD=1/10, OE=2/10).
     Optando por intervir cirurgicamente, foi realizada facoemulsificação bilateral em dois tempos, com colocação, em cada lado, de dois anéis de tensão capsular modificados com aletas diafragmáticas, de polimetilmetacrilato, e lente intra-ocular acrílica dobrável.
     Os resultados cirúrgicos foram satisfatórios, com uma acuidade visual corrigida ao primeiro mês do pós-operatório de 2/10 no lado direito e de 6/10 no lado esquerdo, acompanhada de diminuição do nistagmo e atenuação do glare.
     Neste tipo de situações, a utilização de anéis de tensão capsular modificados permite uma acentuada diminuição do glare, resultando numa melhoria da acuidade visual e do nistagmo.
     Ao ser possível a sua introdução através de uma incisão de pequenas dimensões, este tipo de anéis mantém os benefícios que se associam à cirurgia de pequena incisão.

 

Publicado: 
nos Arquivos Portugueses de Oftalmologia, Vol. 2-3, Série XIII, pág. 23-26, Abr.-Dez. 1999
Artigo pdf: