Carcinoma de Células de Merkel

     O Carcinoma de Células de Merkel (CCM ou Carcinoma cutâneo neuro-endócrino) é um tumor raro mas muito agressivo, localmente e à distância. Tem origem nas células com receptores neuro-endócrinos da pele (células de Merkel).

     Aparece em pessoas idosas, mais frequente na pálpebra superior, surge como um nódulo avermelhado, indolor, de crescimento progressivo, sem resposta ao tratamento anti-inflamatório. Podem assemelhar-se ao carcinoma de glândulas sebáceas. Em 25% dos casos provocam metástases e morte.

 

● Carcinoma de células de Merkel: Revisão de dois casos clínicos
     P. Santos Kaku, João Cabral, Isabel Prieto, F.E. Esperancinha
Artigo publicado na Revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia,
Vol. XXV, n.º 1, pág 1-4, Janeiro-Março de 2001.  Artigo em PDF  

 

Casos clínicos

Carcinoma de células de Merkel da pálpebra superior numa mulher de 77 anos de idade. Foi feita uma biópsia excisional que revelou o diagnóstico. Foi feita nova cirurgia com maiores margens de segurança, com este resultado obtido.
Carcinoma de células de Merkel da pálpebra superior numa mulher de 63 anos de idade. Foi feita uma biópsia excisional que revelou o diagnóstico. Teve recidiva local, tendo sido feita nova cirurgia com remoção de toda a pálpebra superior, que foi reconstruída com retalho bipediculado (para a lamela anterior) e retalho muco-cartilagíneo da asa do nariz (para a lamela posterior) com este resultado obtido, estético e funcional.